terça-feira, 30 de agosto de 2011

Imagine como a internet será daqui a cem anos

Bem, é difícil traçar uma direção sobre o que vai acontecer um pouco mais lá na frente, o mundo hoje esta tão imprevisível, e a realidade tão mutável numa velocidade quase impossível ter a compreensão. O que se descobre agora pode ser refutado em segundos graças à facilidade de conversação que a tecnologia nos dá por meio da internet, encurtando assim barreiras do mundo e facilitando a interação social.

Lendo em uma revista que abordava o tema de filosofia da mente e seus enigmas, vi um tema que me chamou atenção: “CIBORGUE” é um termo utilizado que significa a convergência do ser humano com as tecnologias.

“Meu corpo é virgem em termos eletrônicos. Não faz parte de mim nenhum chip de silício, nenhuma implantação na retina ou no labirinto, e nenhum marca passo. E nem uso óculos (porém eu uso roupas), mas eu estou lentamente me transformando mais e mais em um ciborgue. E você também.” (Andy Clark)

Então a relação que eu vejo entre “CIBORGUE” e internet é que ambas são ferramentas que nos torna mais práticos no nosso dia-a-dia, mais será que o acesso fácil a informação esta fazendo a sociedade ser mais consciente? Será que estamos usando desses meios para o nosso progresso?

Não vejo muito isso, o que vejo são pessoas utilizando da internet de má fé para fazer criticas não construtiva. Para formar comunidades virtuais preconceituosas e inclusivas apenas a um determinado grupo de classes ou de raça. Vejo a internet trazendo consigo novos comportamentos. Vejo comportamentos sendo extintos como o hábito de ir ate a calçada pra saber da vida do vizinho, ou perguntar para um amigo seu como anda aquele velho conhecido que você não vê há anos. Não precisamos mais desses antigos comportamentos, hoje é tudo publicado em uma página virtual, em um site de relacionamentos ou em redes sociais.

De fato a internet vem atribuindo muito ao homem e a sociedade, facilitando meios de chegar até a informação cada vez mais rápida, ela é também formadora de opinião para os jovens que ficam conectados por varias horas ao dia em casa, na faculdade, e pelo celular, sendo algo indispensável no cotidiano. È impensável ver a internet extinta daqui a 100 anos, e só posso imaginar que essa ferramenta possa se aperfeiçoar e contribuir para a evolução na sociedade.

Um comentário:

  1. Concordo com você Bruna Cavalcante, realmente é complicado imaginar a internet daqui a cem, sendo que as coisas se transformam velozmente e às vezes nem nos damos conta. E a internet é algo que pode ser usada tanto para inúmeras coisas bacanas ou não, isso depende de quem vai usar. E também imagino que essa ferramenta vá se aperfeiçoar, só não sei em que mais, já são tantas facilidades! Também fico um pouco temerosa em imaginar quem vão ser os futuros internautas. Há fico feliz em dizer que onde eu moro ainda existe a dinâmica de estar na calçada, de ver as crianças correrem na rua, de vizinho poder contar com vizinho! Gosto disso!

    ResponderExcluir