terça-feira, 30 de agosto de 2011

Imagine como a internet será daqui a cem anos

Bem, é difícil traçar uma direção sobre o que vai acontecer um pouco mais lá na frente, o mundo hoje esta tão imprevisível, e a realidade tão mutável numa velocidade quase impossível ter a compreensão. O que se descobre agora pode ser refutado em segundos graças à facilidade de conversação que a tecnologia nos dá por meio da internet, encurtando assim barreiras do mundo e facilitando a interação social.

Lendo em uma revista que abordava o tema de filosofia da mente e seus enigmas, vi um tema que me chamou atenção: “CIBORGUE” é um termo utilizado que significa a convergência do ser humano com as tecnologias.

“Meu corpo é virgem em termos eletrônicos. Não faz parte de mim nenhum chip de silício, nenhuma implantação na retina ou no labirinto, e nenhum marca passo. E nem uso óculos (porém eu uso roupas), mas eu estou lentamente me transformando mais e mais em um ciborgue. E você também.” (Andy Clark)

Então a relação que eu vejo entre “CIBORGUE” e internet é que ambas são ferramentas que nos torna mais práticos no nosso dia-a-dia, mais será que o acesso fácil a informação esta fazendo a sociedade ser mais consciente? Será que estamos usando desses meios para o nosso progresso?

Não vejo muito isso, o que vejo são pessoas utilizando da internet de má fé para fazer criticas não construtiva. Para formar comunidades virtuais preconceituosas e inclusivas apenas a um determinado grupo de classes ou de raça. Vejo a internet trazendo consigo novos comportamentos. Vejo comportamentos sendo extintos como o hábito de ir ate a calçada pra saber da vida do vizinho, ou perguntar para um amigo seu como anda aquele velho conhecido que você não vê há anos. Não precisamos mais desses antigos comportamentos, hoje é tudo publicado em uma página virtual, em um site de relacionamentos ou em redes sociais.

De fato a internet vem atribuindo muito ao homem e a sociedade, facilitando meios de chegar até a informação cada vez mais rápida, ela é também formadora de opinião para os jovens que ficam conectados por varias horas ao dia em casa, na faculdade, e pelo celular, sendo algo indispensável no cotidiano. È impensável ver a internet extinta daqui a 100 anos, e só posso imaginar que essa ferramenta possa se aperfeiçoar e contribuir para a evolução na sociedade.

sábado, 27 de agosto de 2011

Cineclube

Programaçao de Setembro do Cineclube Unifor 
Apareçam...

Estranhamentos dos estranhamentos...

- Vamos debater o filme Morte Inventada no cineclube? Aceita-se sugestão de debatedores. http://www.youtube.com/watch?v=lj43Pr2rFGE
- Uma coisa é pensar que se está matando uma criancinha. Outra, bem diferente, é sonhar...
- Dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro. Como voce pretende ir até a Unifor debater "A sociedade do automóvel" conosco?
- Que paradoxo, Expedito, usar um blog para nos lembrar que a tecnologia não deve substituir a filosofia...
- Em nosso proximo encontro o Higor, que escreveu sobre como o tempo é estranho, vai apresentar juntamente com a Susi e o Daniel, um texto da Silvia Lane, para quem o tempo tambem é muito estranho. Coincidência? Estranho...
- Citando Higor: "Ah o “para sempre”... Que bom seria se cada um de nós tivesse uma pasta, ou um lugar onde pudéssemos guardar, para durarem “para sempre”, algumas coisas. Sempre que eu estivesse triste, atordoado, com medo, correria e me esconderia em busca de abrigo." A pasta se chama memória. O problema é que as vezes dá bug. Ver "Brilho eterno de uma mente sem lembrança".
- Citando Susi: Ser diferente é transgredir a mediocridade. Perfeito.
- O tempo não existe. O que existe é a falta de tempo.
- Que estranha é a timidez. O que leva alguem a não expressar o que sente ou pensa? Falta de desejo? De confiança? De tesão? Diga não à timidez. Não nos prive de sua companhia.
- Não esqueçam de assinar os posts. Afinal, como saber que Eros 123 é o Robson?
- Dever de casa: Imagine como a internet será daqui a cem anos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Grupo de Estudo

Oi pessoal!
Eu (Welligton) e a Renata estamos propondo um grupo de estudos para ajudá-los na realização de suas respectivas apresentações. Tiraremos dúvidas, ao mesmo instante em que poderemos discutir a respeito dos textos. Todos estão convidados. Toda sexta-feira, no CD da tarde. A sala é a P24. Dúvidas e sugestões são bem-vindas.

sábado, 20 de agosto de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conhecimento

Mensagem básica para início de semestre: O conhecimento é uma pulsão erótica.
Inspirada por maravilhosa fala do mestre Rubem Alves algumas horas atras no Teatro Celina Queiroz.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estranhamento

Prezados colegas.
Aqui vai a primeira tarefa do semestre: escreva um texto com tema livre em que voce exercite seu olhar de estranhamento sobre algum fato, tema, crença ou objeto. O texto deve começar com as palavras "Que estranho é...". Sugere-se que o tema escolhido seja um que voce não costume estranhar e que os colegas comentem os textos uns dos outros. Boa escrita.