quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A contribuição do pensamento de Rousseau na atualidade com relação à educação e o trabalho.

No primeiro dia de atividades do Mundo UNIFOR, eu estive presente no bloco “D” para apreciar os trabalhos que estavam sendo apresentados. Depois de um breve passeio entre os corredores das apresentações das pesquisas, dois temas, em especial, me chamaram atenção: “O contrato social” e “A origem da desigualdade entre os homens”.

Estes presentes temas refletem as necessidades atuais ou já perderam o sentido prático? Estamos vivendo em outra época, e os temas na atualidade não contemplam fenômenos atuais? Então, que respostas podem-se esperar destes questionamentos? Estes temas são atualíssimos. Sim, eles são de grande relevância para os dias atuais. O contrato social e a desigualdade entre os homens continuam sendo a preocupação principal de sociólogos e antropólogos.

Rousseau apresenta uma contribuição que é válida até os dias atuais. Para esse filósofo, a ideia de liberdade e felicidade está conectada ao estado do ser humano enquanto um “bom selvagem”. Este, portanto, na medida em que decreta algum princípio de propriedade em detrimento da subsistência da natureza pela natureza, perde tais virtudes.

Alguns dos seus conceitos postulados são: a relação entre natureza e sociedade, a dialética fundada na liberdade, primazia do sentimento sobre a razão, a teoria da bondade natural do homem e a doutrina do contrato social.

Que relação há entre a obra de Rousseau e a realidade atual? Até que ponto seus pressupostos fundamentais podem elucidar parâmetros ao contexto vivenciado hoje? As questões que Rousseau aponta são de cunho humanista. Estas se referem a uma visão de homem, de natureza, de valores morais, de racionalidade, de liberdade e o que se entende por verdade. Este homem, interagindo com a sociedade, em uma cultura civilizada, segundo Rousseau, se opõe à sua própria natureza.

As ideias desse renomado filósofo iluminista, liberalista e racionalista reverberam intensamente na contemporaneidade. Em “O contrato social”, a ideia de propriedade é o que sustenta a desigualdade de direitos entre os cidadãos. A discrepância econômica na sociedade, como origem dos conflitos e paradoxos sociais, pode, de certa forma, ser comparadas às concepções Marxistas.

Segundo Rousseau, os alvos primordiais do Estado devem ser as metas sociais. Entre esses, o principal é: a premissa do Estado de atender a população de acordo com suas necessidades e suas prioridades, visto que, o poder legítimo emana do povo. Assim, o pensador se mostra como um idealista, pois apresenta uma proposta de uma sociedade ideal.

Os conceitos defendidos pelo autor em tal obra são: O fundamento legítimo da sociedade política, as condições em que opera o poder soberano e a forma e o fundamento do aparato governamental. Estes são alguns dos objetivos a serem alcançados.

Estes preceitos iluministas ainda são bem contemplados em várias instâncias sociais. O Estado, o Trabalho e a Educação podem ser abordados em uma perspectiva relacionados aos escritos de Rousseau. Muitas destas questões são presentes na sociedade brasileira. Portanto, vislumbrar os conceitos Rousseaulianos podem contribuir muitíssimo para a compreensão dos mesmos.

Expedito Batista Filho -1022227-3

2 comentários:

  1. *QUESTÕES DE 2º NP ACERCA DOS TEXTOS: “ AS ORIGENS DO PENSAMENTO PSICOSSOCIOLÓGICO NA SEGUNDA METADE DO SÉC. XIX” E “ PSICOLOGIA SOCIAL PARA PRINCIPIANTES”
    • Aluno: Susi Amaral de Sousa.
    • Matrícula: 1012077
    • Turma: 51 M24AB

    1)Explique o conceito de “consciência coletiva” para Durkheim.
    R= Durkheim introduz o conceito de consciência coletiva para tentar explicar as relações entre a sociedade e os indivíduos sem necessitar utilizar-se de causas psicológicas. Para ele é a sociedade que determina o comportamento dos indivíduos, a qual exerce um poder coercitivo. A consciência individual é fruto da consciência coletiva. As crenças, normas, regras aprendidas durante o processo de socialilização; a influência social, a sanção, dentre outras são formas de coerção. A consciencia coletiva forma-se pelo conjunto de nomas culturais de uma determinada sociedade em uma determinada época.

    2)Explique a regra da reciprocidade.Dê exemplo.
    R= A regra da reciprocidade é uma tática para influenciar-mos alguém a retribuir algo que nós fizemos a ela. Essa tática consiste em fazer com que a pessoa a qual fizemos algo sinta que deve retribuir de alguma forma. Podemos coloca-lá em prática pedindo muito a uma pessoa algo que queremos, após ela negar , damos razão a ela e mostramos como nosso pedido era absurdo, com isso ela já se torna devedora de nossa atitude compreensiva. Assim, pedimos o que realmente queremos, que é muito menos do que havíamos pedido primeiramente. A pessoa se sentirá contagiada a retribuir essa nossa “atitude compreeensiva”, mostrando-se agora também compreensiva.
    Essa tática pode ser observada nos vendedores, que primeiramente induz-nos a comprar algo muito caro, para em seguida,posteiror nossa recusa, apresentar algo muito mais barato, impulsionando a nossa aquisição do produto.

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