quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Narcisismos na contemporaneidade







O corpo é considerado um forma social e cultural, e se apresenta na contemporaneidade como um objeto privilegiado, o qual necessita estar se atualizando, se remodelando, se aperfeiçoando para se adequar ao estilo do momento e ao desejo do outro. Esse culto ao corpo que temos na atualidade, por exemplo, é com base em outra finalidade, não é mais com fins pro sujeito em si, mas sim para a aprovação e para a satisfação do olhar do outro. Dessa forma, o corpo é marcado e demarcado, em um “corte” perfeito, sem a permissão ou a importância da opinião do individuo, e submetido a incansáveis reajustes para que se encontre o acabamento e o molde que se almeja e satisfaça o outro. Entretanto, esse corpo que entra e sai da moda, estará sempre submetido, de uma forma geral, a acertos e consertos e retoques para que possa ser contemplado e exaltado pelos olhares narcísicos da sociedade.


Esse aprisionamento torna-se um problema que pode levar o sujeito às últimas conseqüências para tornar-se o suposto ideal aos olhos de outro e nunca aos nossos próprios, afinal não é isso que realmente procuramos? passamos à vida toda a procura de sermos felizes, e então porque essa nossa felicidade tem que depender tanto da aprovação do outro? oque mais procuramos não é estarmos bem consigo mesmo? Tentar se sentir diferente? Único? Então por que deixamos tudo isso de lado e acabamos sendo apenas mais um de acordo com o olhar do outro? porque passar a vida preocupado em como o outro olha para você?
então concluímos que essa necessidade por ser amado e desejado ou “aceito” pelo outro é uma fonte incessante na vida de cada um de nós.

O desejo de ser querido e amado é insuperável, agora a questão é, será que esse “desejo” não pode causar problemas (essencialmente neuróticos) se permanece como o foco central das relações de um sujeito? seria porém pura ilusão, ou ate mesmo hipocrisia se questionar sobre essas questões?  Por outro lado o que também ate nessas duvidas demonstra uma alta dose de narcisismo. Afinal estou querendo saber como o outro pensa a respeito desse assunto. Então... será que é melhor realmente se deixar acreditar totalmente nesse olhar, e continuar a viver desse modo? Afinal se ate hoje estamos aqui para discutir e refletir e pensar sobre tais assuntos... É por que podemos viver assim? do investimento da aceitação do outro sobre você?

Então podemos dizer que “O menos alienado será aquele que estiver menos condicionado ao desejo do outro.”? ou será o contrario? Afinal estamos em uma época em que o diferente não é mais diferente.


Aqui no finalzinho deixarei um teste para vocês  verem o nível de Narcisismos de vocês feito pela revista veja segue o link: http://veja.abril.com.br/130509/p_124.shtml

( Alias mo sacanage... o meu deu 16 sou uma Josy -.-! )

Um comentário: