quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rayanne Diogennes


Gostaria de dividir com vocês a emoção que senti ao assistir uma apresentação, no Teatro José de Alencar, do grupo de teatro “Luz do Mundo”, no qual foi apresentado o espetáculo “Quem conhece Pedro?”. Os atores do espetáculo são os internos e ex-internos da Fazenda Luz do Mundo (instituição que acolhe dependentes químicos), o diretor e ator da peça Paulo Diógenes e um convidado especial Eddi Lima.
O espetáculo retrata a mudança ocorrida no dia-a-dia de um bairro e de seus moradores, depois da aparição do tráfico de drogas na região. São relatadas várias situações que ocorrem com o dependente químico como a obsessão pela droga, as fases da dependência, entre outros assuntos que levaram um toque especial de humor, pois como o assunto é sério, a comédia vem para acalmar.
Como disse Paulo Diógenes “esse espetáculo é feito por dependentes químicos falando sobre a dependência”. Isso é o que torna a peça diferente, pois é comum assistir filmes ou peças sobre drogas que são atuados por atores profissionais, e não por pessoas comuns que vivenciam essa doença no seu dia-a-dia.
 Achei muito interessante esse trabalho, pois serviu para valorizar o ser humano como pessoa, capaz de ser respeitado apesar de todo o problema que estão vivendo. É nobre da parte do diretor acreditar nesses meninos e dá-lhes a oportunidade de através da arte, ver uma luz a brilhar nas suas vidas tão confusas e sofridas. Ninguém pode imaginar o que é para eles, subirem no palco do teatro e serem aplaudidos como verdadeiros artistas.
No final do espetáculo, todos entram no palco dizendo a quantidade de dia que estão “limpo”, e que é só por hoje. O ultimo a entrar foi o Paulo Diógenes, que ao falar, deu uma lição de superação para todos ali presentes, dizendo: Estou há 12 anos, 9 meses e alguns dias limpo, só por hoje.
Vale à pena assistir, muito bom mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário