segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resumo de Trabalho - Mundo Unifor

A importância das provocações filosóficas de Nietzsche e Jorge Larrosa no debate brasileiro sobre a formação do leitor em literatura.
Eliane Vasconcelos Diógenes.

O Objetivo deste trabalho foi investigar a importância das provocações filosóficas de Nietzsche e Jorge Larrosa para o debate enquanto a formação do leitor em literatura no contexto brasileiro, a fim de fazer a aproximação entre o leitor jovem/adulto e o texto literário, baseando se na criação de práticas educativas e eficazes.

Dessa forma, a autora explorou na filosofia de Nietzsche, a relação que o mesmo estabelece entre a arte e a tragédia, ou seja, a vontade de sentir prazer somada ao impulso para a dor e melancolia.
Além disso, a autora chamou a atenção para o conceito de Transmutação dos valores, que se trata da relativação, reflexão e questionamentos dos valores que vigoram, a fim de se obter uma potencialização da vida!

Já em Larrosa, a autora buscou explicar como a educação deve ser regida com mais alegria, paixões, embriaguez, abrindo linhas de fuga quanto ao encaramento da educação à arrogância do conhecimento, ao peso excessivo de tantas certezas.
Assim, a educação não pode se colocar como mais uma ferramenta para silenciar vozes, mais uma estratégia para domesticar as pessoas; e sim como uma forma de mudança, de conscientização!

Sendo assim, o que a autora propõem é que as práticas educativas tratem de maneira significativas algumas idéias, argumentos e conceitos.
Entre esses, a condição trágica do homem. Esse vazio, essa incompletude. O trágico. O Real. O Abismo!
Sendo assim, a literatura não teria (APENAS) esse caráter que é dado à ela hoje, como uma coisa bonitinha, de incetivo à leitura. Mas também o lado trágico da arte! A arte como uma ferramenta de lidar com aquilo que temos de mais trágico, mais sofrível, mais delicado. Ou seja, o uso da arte como uma forma de auto-conhecimento (e auto-encaramento também!).
Porém, isso soa pra mim como algo perigoso, algo arriscado. Nem todas as pessoas estão preparadas para olharem o Abismo.
Porém, como a própria autora cita em seu trabalho, "nada torna a vida mais interessante quanto a descoberta de nossa própria complexidade." (Calligaris)

João Victor Ramos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário